O que é o Carnaval em poucas palavras

by

Vou contar um pouco da história da maior festa brasileira (e talvez mundial), que acontece anualmente e recebe atenção de todos os cantos do nosso planeta redondo.

Mara Kelly - Rainha de Bateria da Unidos do Peruche 

Mara Kelly - Rainha de Bateria da Unidos do Peruche, abrindo o carnaval 2009 em São Paulo, no Anhembi

O Carnaval brasileiro é um derivado do entrudo, festa comemorada pelos portugueses em que jogavam ovos, farinha e água uns aos outros significando a liberdade. O entrudo também existia em outros países da europa como França e Itália. As pessoas usavam fantasias e máscaras em desfiles pelas ruas.

O fim do século XIX é o início dos primeiros blocos carnavalescos no Brasil. No século XX todos se fantasiavam, enfeitavam seus carros e saíam desfilando pela cidade. Dá-se a origem dos carros alegóricos. Aos poucos as marchinhas de carnaval começam a ficar populares, e o costume festeiro espalha-se pelo país.

O sambista carioca Ismael Silva cria a `Deixa Falar`, a primeira escola de samba que mais tarde se transforma na escola de samba `Estácio de Sá`. Novas escolas de samba surgem no Rio e em São Paulo e os primeiros campeonatos deixam a baderna mais animada.

O desfile de uma escola de samba deve ser organizado com muita antecedência, devida grandeza e complexidade organizacional. São muitas pessoas participando do evento, por isso é importante que todos estejam treinados. A bateria tem um papel mais que importante: ela dá o ritmo a todos os participantes e coloca na prática o samba enredo. Cada ano as escolas devem escolher o seu enredo, ou seja, um tema a seguir nas fantasias, carros alegóricos e na melodia da escola.

Desfile de carnaval

Além da bateria, cada escola divide seu enredo em alas.

Cada ala, no desfile da escola, é um desdobramento do enredo. Sendo este uma narrativa, a ala é um elemento de sentido, como se fosse um parágrafo da história. Está ali para provocar no espectador um impacto estético-sensorial, mas também para ser lida e compreendida. O encadeamento das alas constitui a sintaxe do desfile, permitindo que a narrativa flua. (Fonte – 21/02/09 – 01:22h)

 

 

As divisões do desfile:  as alas principais
Comissão de frente

A comissão de frente funciona mais como uma apresentação da escola aos espectadores. Não tem relação com o enredo, geralmente são pessoas de terno nas cores da escola ou dançarinos com coreografias definidas dando boas vindas ao público.

Comissão de frente - Carnaval Rio 2007

Comissão de frente - Carnaval Rio 2007

Velha Guarda

São pessoas ilustres da comunidade, que aparecem juntos em algum momento do desfile. Pessoas queridas, geralmente da organização das escolas. Elas carregam em seu sangue a história cultural do evento e da escola em particular. Não é pré-requisito a idade, mas sim sua representabilidade perante o acontecimento.

Velha Guarda da Portela

Velha Guarda da Portela

Baianas

Esta ala representa a tradição. As baianas são as que proviam aos sambistas muita bebida e tira-gostos, ou seja, a inspiração para composição. Portanto elas não podem ser descaracterizadas e lembram as casas onde os sambistas faziam suas músicas.

Ala das Baianas - Imperatriz 2008

Ala das Baianas - Imperatriz 2008

Ala Mirim

É um complemento da ala da Velha Guarda. Eles também respondem pela integridade da escola, são crianças da comunidade, provavelmente quem um dia estará na ala Velha Guarda.

Ala dos Compositores

Junto da Velha Guarda, a mais renomada das alas. Também poetas populares responsáveis pela música.

Além destas alas, estão as que contam o enredo da escola com as alegorias (carros alegóricos). E é importante citar os responsáveis por tornar o desfile uma realidade:

Puxador de samba-enredo: ainda antes do início, ele canta o samba-enredo e anima o público, até o fim do desfile.

Carnavalesco: responsável pela concepção do desfile na sua produção ainda no barracão. Em algumas escolas é também quem escolhe o enredo.

Diretor de harmonia: o próprio nome explica, ele deve manter a harmonia do samba-enredo entre todos os participantes do desfile, ajudando os foliões.

Patrono: uma espécie de presidente da escola. Ele faz o marketing da escola, tornando-a notável e popular.

Jurados: decidem qual escola ganhou o desfile.

Passistas: “Figura ágil, flexível, capaz de todos os movimentos vedados ao comum dos mortais, é um pouco atleta ou acrobata, um pouco de dançarino, um pouco de perito” (Fonte – 21/02/09 01:54h)

Mestresala e Portabandeira

A função do mestresala é cortejar a portabandeira durante todo o desfile, deixando-a em destaque com a bandeira da escola.

Mestresala e portabandeira da Unidos do Peruche - Primeira a entrar no Anhembi, no Carnaval 2009 em São Paulo

Mestresala e portabandeira da Unidos do Peruche - Primeira a entrar no Anhembi, no Carnaval 2009 em São Paulo

O carnaval de rua ainda é muito comum. Pequenas cidades do interior de Minas Gerais costumam receber muitos turistas paulistas e cariocas na semana do carnaval, assim como acontece no nordeste. As rodovias ficam embarrotadas de carros e fica impossível transitar nessas cidades. O trânsito fica por conta unicamente dos foliões. Na foto abaixo estão os tradicionais bonecos de Olinda, cidade vizinha da capital pernambucana, Recife. 

Bonecos de Olinda

Bonecos de Olinda

Em cada estado existe uma característica festa de carnaval. Em Salvador, Bahia, é mais comum ver trio elétricos pela cidade. São caminhões adaptados com um palco em cima e um grande equipamento de som, que recebem as bandas de Axé mais famosas para animar a galera. O trio vai passando entre a multidão, que o segue por um longo caminho. Em Salvador destaca-se também blocos negros, como o Olodum.

Trio elétrico - Salvador

Trio elétrico - Salvador

Um pequeno resumo do que é o carnaval e como é comemorado. Nos links abaixo você pode encontrar mais informações sobre o carnaval e sua programação para 2009.

Fontes:

Miniweb

Sua Pesquisa

Gres Consulado

Constelar

Mais informações:

UOL

Terra

Carnaval 2009 no Flickr

Carnaval 2009 no Twitter

About these ads

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: